A nossa tradicional mandioca: comida ancestral!

Macaxeira, Aipim, Mandioca... Independentemente de como é chamada no Brasil, além de ser um alimento ancestral, é uma cultura fundamental para a segurança alimentar e de subsistência.

Da floresta para a nossa mesa

A mandioca sempre viveu em harmonia com a floresta, tradicionalmente cultivada e aperfeiçoada pelos povos ancestrais há 9 mil anos com, atualmente, dezenas de variedades. Muito comum na mesa do brasileiro em forma de bolos, pães, doces, pratos salgados variados, a mandioca é uma raiz rica em amido que contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.

Área de coivara brotando, em Juruti, PA.

Coivara, uma prática ancestral

Técnica ancestral muito comum na Amazônia, a coivara consiste em cortar e queimar a vegetação de uma área produtiva após a colheita, usando as cinzas como adubo e reiniciando-se um novo plantio. Em 2018 iniciamos um projeto em parceria com a WRI-Brasil em Juruti, PA, visando o planejamento, implantação e monitoramento de sistemas agroflorestais, sendo que muitos dos agricultores guardiões adotavam essa prática. A ideia foi diversificar os cultivos trazendo resiliência climática, ciclagem de nutrientes, segurança alimentar e econômica e igualdade de gênero, uma vez que foram priorizadas famílias lideradas por mulheres ou cuja liderança feminina fosse proeminente.

Diários da mandioca 

Durante nossa estadia na Amazônia, tivemos o privilégio de acompanhar todo o processo que ocorre numa casa de farinha e criamos uma playlist muito legal no YouTube! Assista aqui:

Saiba mais sobre agrofloresta:
Espécies, mão de obra, maquinário e mercado, todos devem ser escolhidos e analisados dentro um planejamento detalhado para resultar no melhor custo-benefício e retorno.
Indispensáveis na agrofloresta, as espécies de serviço tem várias funções, mas uma das principais é a produção de biomassa.
Recebemos a pergunta do Carlos, que é de Manaus e gostaria de implantar uma agrofloresta em 32 hectares, numa área que já é uma floresta.
veja também
A banana é uma fruta comum na alimentação dos brasileiros. Mas você sabe sua origem e como ela pode ser aplicada na agrofloresta?
No primeiro post da série “Diários da comida”, lembramos da nossa viagem de 2019 para os Planaltos Bolivianos. Por quê...

drop's regenerativos

fique informado! se inscreva e receba as últimas notícias sobre agrofloresta




    Nós nos preocupamos com seus dados e adoraríamos usar cookies para melhorar sua experiência. Você pode saber mais sobre nossa política de privacidade e cookies aqui.