exponential lab

Liderando pela excelência a PRETATERRA busca maximizar seu processo de inovação, transformando cada novo desafio em um constante aprimoramento. Nossa área de Pesquisa e Desenvolvimento está incorporada na melhoria continua do dia a dia de nossos projetos. Buscamos ativamente novos parceiros para nos ajudarem a desenvolver as frentes mais disruptivas e exponenciais no campo regenerativo e agroflorestal.

Training

e-Learning e transferência de conhecimento

Um novo planeta agroflorestal necessita de novos profissionais. Os novos designers da construção dessa harmonia precisam de uma didática nova, que revisite os primórdios da tecnologia digital, como ferramenta auxiliar no aprendizado dos conceitos naturais mais ancestrais. 

Nossa divisão de educação ecossistêmica, o PRETATERRA Academy, nasce para criar uma narrativa e uma experiência de aprendizado nunca antes vista, que que contempla as novas gerações.

Saiba mais sobre o PRETATERRA Academy

Fazenda PRETATERRA

Nosso P&D a céu aberto que se expande pela paisagem

Através da junção da inovação e da ancestralidade, criamos tecnologia de ponta para a agrofloresta. 

Antes de tudo, produzimos nosso próprio alimento e usamos nossa casa como um showcase de sucesso para demonstrar tecnologias agroflorestais desenvolvidas internamente para redução de manejo e otimização da lógica espacial agroflorestal. Nesse espaço, temos a oportunidade de trabalhar a disrupção de forma mais sistêmica. Como tecnologia social, expandimos nossos sistemas para além de nossas fronteiras, capacitando agricultores locais através de workshops e encontros periódicos. Buscando fortalecer a resiliência ecossistêmica da paisagem, também construímos corredores de biodiversidade conectando as zonas florestais de nosso entorno. Estabelecemos parcerias com prefeituras e buscamos ativamente investidores e grants. Hoje o Projeto Timburi já conta com a restauração e implantação de SAFs em mais de 300 hectares.

Apoie o projeto Timburi

Carbono agroflorestal

Prognoses e quantificação de carbono em sistemas agroflorestais

Através de metodologias multidisciplinares, buscamos entender as variações nas curvas de crescimento de diferentes espécies vegetais, suas variações de performance relativas à condições edafoclimáticas, condições de manejo e aferições por mudanças climáticas. 

Ao invés de utilizar parâmetros médios de biomas especificos, quantificamos individualmente e de forma modular o Carbono presente em cada indivíduo em um design agrofloretal, criando prognoses de extrema acurácia. Medições precisas e um banco de dados robusto nos ajudam a inferir dinâmicas de carbono húmico no solo, carbono na serrapilheira e raízes. Finalmente, calibrações são feitas considerando-se práticas de manejo (como poda e adição de biomassa), leakage e potenciais eventos extremos. A soma da experiência agroflorestal e de tecnologia GIS de ponta tem nos ajudado a construir os algoritmos mais inovadores na prognose de fixação de carbono, seja em SAFs ou em áreas de restauração.

Conheça nossos cases

Smart cities

Agrofloresta urbana, robótica e agricultura regenerativa de precisão

Olhando para uma economia de descarbonização, no momento onde novas ideias e soluções são iminentemente necessárias, focamos esforços na geração de food systems para cidades inteligentes. 

Para isso, transpomos as premissas miméticas da agrofloresta para soluções e planejamentos precisos na produção de alimentos no meio urbano. Com nossos parceiros, criamos modelos integradores de orientação de valores sociais, humanos e ecossitêmicos, em uma uma visão revolucionária sobre o futuro mais sustentável resiliente e eficiente, que queremos criar.

Conheça mais sobre Aguaduna e seu food system

Drones & GIS

Tecnologia aeroespacial, mapeamento e planejamento da paisagem

Para escalar projetos agroflorestais regenerativos necessitamos de uma leitura geral da paisagem em larga escala.
Interconectando ferramentas de análise já existentes, utilizamos dados LiDAR e NDVI sobrepostos a fotos recentes de drone ou satelites para gerar modelos tridimensionais que são aferidos por histórico de análises de solo e calibrações de campo por inventário e coleta. Drones funcionais já auxiliam no manejo mecanico de agroflorestas, distribuindo insumos e fornecendo informações de performance. Além do planejamento holístico da paisagem e da seleção assertiva de talhões para cada aptidão, somos capazes de prever, com bastante acurácia, dados de biomassa, fotossíntese, performance produtiva e carbono.

Software & modelling

Bigdata, machine learning, modelagem financeira e algoritmos decisórios.

Com vasto uso de dados disponíveis e com um robusto banco de metadados referentes à performance de plantas em sistemas agroflorestais, criamos os mais inovadores modelos para geração de prognoses produtivas e financeiras de agroflorestas regenerativas. 

Processos de machine learning preveem a interação comportamental entre indivíduos alocados sistematicamente na agrofloresta e, consequentemente, definições estratégicas de intervenções de manejo. Nossas prognoses trazem assertividade na escolha de espécies de melhor performance e retorno em termos de produção e carbono. Através de desenhos e croquis tridimensionais, buscamos criar uma experiência visual gameficada que transporte o usuário para dentro da agrofloresta, sem barreiras fisicas ou temporais, em um ambiente onde a dinâmica da estratificação e da sucessão possam ser experienciadas em uma imersão única. Criamos ainda ferramentas de gestão a vista com suficiente elasticidade para guinadas de decisão, alocação de recursos e aferição de custos de produção.Nossos algoritmos estão em constante calibração, em modelo beta permanente focamos na melhoria contínua dos diferentes APIs que geram nossos designs agroflorestais e nossas modelagens financeiras.

Êxodo urbano

O planejamento da paisagem e a estruturação coletiva na resignificação do trabalho

Vislumbrando um reconexão sistêmica do ser humano com a natureza e prevendo um retorno de novas gerações ao campo, trabalhamos em soluções que perpassem pela busca pelo pertencimento e pela necessidade de atividades ligadas a nossa intrínseca sobrevivência. 

Entendendo que a recolonização do campo passa por um processo ativo de capacitação, entendimento e reorganização da matriz produtiva, vemos a participação da iniciativa privada na redistribuição territorial como um fator positivo de mais valia. A PRETATERRA busca, avalia e projeta campos produtivos coletivos, planejando ferramentas administrativas e de coletivização, além do uso integrado das reservas legais e da criação de cadeia de alto valor agregado, através de análise de mercado e formação de cooperativas e grupos de consumo.

Conheça o projeto Exodo

Solo vivo

Microorganismos, insumos naturais, interação solo-planta e densidade nutricional

Resgatanto técnicas ancestrais e usando tecnologias inovadoras buscamos entender como fazer com que a natureza trabalhe a nosso favor na produção de alimentos. 

Um dos principais focos da PRETATERRA nasce da inspiração nas terras pretas de índio (TPI), o solo antropogênico cuja proveniência se perde no tempo, que nasceu de práticas agrícolas regenerativas ancestrais. Hoje, buscamos entender a correlação da densidade nutricional dos alimentos com microvida do solo onde são plantados. Nossos algoritmos trabalham com a distribuição de espécies de serviço no design e com o entendimento da ciclagem de nutrientes no sistema. A interação de espécies, ambiente e microorganismos inteligentes na agrofloresta nos provê dados de avaliação e quantificação nutricional, os quais, podem ser transpostos para insumos alternativos (como pós-de-rocha, carvão e diferentes tipos de biomassa) e consequentemente para substituição ou redução grudual de insumos quimicos.

Conheça nossos cases

Serviços ecossistêmicos

Carbono, água e biodiversidade – transformando a natureza em um ativo socioambiental

Utilizamos a lógica da natureza e a dinâmica ecossistêmica para gerar ferramentas e metodologias de geração, monitoramento, gestão e monetização de serviços ecossistêmicos. 

Carbono, água e biodiversidade são o foco de nossos esforços. Nossas ferramentas são criadas a partir da definição de KPIs e do uso de dados ecológicos e climáticos históricos na construção de modelos preditivos. Uma vez quantificados, os métodos de fluxo transparente de incentivos e alocação de politicas públicas inteligentes são cocriados, mantendo-se sempre o dialogo técnico transparente entre stakeholders. Hoje estamos trabalhando na tolkenização e geração de NTFs monetizáveis atrelados a serviços ecossistêmicos e práticas da sociobiodiversidade que tragam resiliência e fluxo financeiro para comunidades diretamente dependentes da floresta.

Nós nos preocupamos com seus dados e adoraríamos usar cookies para melhorar sua experiência. Você pode saber mais sobre nossa política de privacidade e cookies aqui.