Da floresta para a nossa mesa
A mandioca sempre viveu em harmonia com a floresta, tradicionalmente cultivada e aperfeiçoada pelos povos ancestrais há 9 mil anos com, atualmente, dezenas de variedades. Muito comum na mesa do brasileiro em forma de bolos, pães, doces, pratos salgados variados, a mandioca é uma raiz rica em amido que contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.
Coivara, uma prática ancestral
Técnica ancestral muito comum na Amazônia, a coivara consiste em cortar e queimar a vegetação de uma área produtiva após a colheita, usando as cinzas como adubo e reiniciando-se um novo plantio. Em 2018 iniciamos um projeto em parceria com a WRI-Brasil em Juruti, PA, visando o planejamento, implantação e monitoramento de sistemas agroflorestais, sendo que muitos dos agricultores guardiões adotavam essa prática. A ideia foi diversificar os cultivos trazendo resiliência climática, ciclagem de nutrientes, segurança alimentar e econômica e igualdade de gênero, uma vez que foram priorizadas famílias lideradas por mulheres ou cuja liderança feminina fosse proeminente.
Diários da mandioca
Durante nossa estadia na Amazônia, tivemos o privilégio de acompanhar todo o processo que ocorre numa casa de farinha e criamos uma playlist muito legal no YouTube! Assista aqui: