PRETATERRA responde: Agrofloresta na cidade, é possível?

Oi equipe da PRETATERRA. Eu admiro muito o trabalho de vocês, mas moro na cidade e não tenho espaço nenhum para plantar, pois o meu piso é todo azulejado. É possível pra mim aplicar alguma técnica da agrofloresta?

Pergunta da Elis pelo IG.

Oi Elis! Primeiro, obrigado por nos acompanhar e pelo envio da sua pergunta. A resposta pra ela é: sim, é possível aplicar muitas técnicas da agrofloresta na cidade, mesmo em locais 100% concretados ou azulejados. Pensando em alguns princípios da agrofloresta como a sucessão, biodiversidade, biomassa e ciclagem de nutrientes, é possível adequar todos eles em plantios em vasos. Algumas ideias:

– Alocar espécies de estratos e ciclos de vida diferentes no mesmo vaso. Aqui nesse caso não precisam ser necessariamente apenas hortaliças, mas até espécies de ciclo mais longo, como legumes, perenes e até árvores frutíferas de menor crescimento;

– Realizar podas para gerar biomassa para cobertura dos vasos;

– A biomassa resultante das podas também pode ser incluída na vermicompostagem do resíduo orgânico de alimentação, que depois irá virar composto e adubo;

 – Plantio de espécies polinizadas por animais atrairá a fauna e garantirá a produção de frutos e sementes;

– O plantio de espécies de adubação verde, como a Crotalaria ou até o feijão guandu, pode ser feito também, dependendo do tamanho do vaso. Você pode plantar outras leguminosas, como feijão e ervilha para fixação de nitrogênio no solo.

Cultivar plantas em casa possui muitos benefícios, mas imagina plantar comida pra você e sua família mesmo morando na cidade? É demais! Na PRETATERRA a gente acredita que agrofloresta é para todo mundo e em todos os lugares. Mais do que um sistema produtivo, agrofloresta é uma filosofia, um jeito de pensar. Todo mundo pode fazer agrofloresta!

Agrofloresta no alto de um prédio em Salvador-BA.

Aqui estamos num apê muito legal no coração de Salvador, onde mesmo na selva de pedra, seus donos fazem agrofloresta (note os vasos a nosso redor)!

Saiba mais sobre agrofloresta:
O que são espécies companheiras e antagônicas? Inspirados pela sugestão da Bárbara Abbondati por e-mail, hoje iremos falar um pouco... Continue lendo
Espécies, mão de obra, maquinário e mercado, todos devem ser escolhidos e analisados dentro um planejamento detalhado para resultar no melhor custo-benefício e retorno.
Indispensáveis na agrofloresta, as espécies de serviço tem várias funções, mas uma das principais é a produção de biomassa.
veja também
O que são espécies companheiras e antagônicas? Inspirados pela sugestão da Bárbara Abbondati por e-mail, hoje iremos falar um pouco...
Espécies, mão de obra, maquinário e mercado, todos devem ser escolhidos e analisados dentro um planejamento detalhado para resultar no melhor custo-benefício e retorno.
Indispensáveis na agrofloresta, as espécies de serviço tem várias funções, mas uma das principais é a produção de biomassa.

drop's regenerativos

fique informado! se inscreva e receba as últimas notícias sobre agrofloresta




    Nós nos preocupamos com seus dados e adoraríamos usar cookies para melhorar sua experiência. Você pode saber mais sobre nossa política de privacidade e cookies aqui.