O que são agroflorestas

Síntese das definições da FAO, ICRAF, EMBRAPA, Ministério do Meio Ambiente Agroflorestas são sistemas e tecnologias de uso do solo onde plantas perenes lenhosas, tais como árvores, arbustos, palmeiras e bambus, são usadas na mesma unidade de manejo que culturas agrícolas e animais.

Nos sistemas agroflorestais, há alta diversidade de espécies e interações ecológicas e econômicas entre os diferentes componentes. Estes elementos podem ser arranjados, espacial e temporalmente, baseando-se na sucessão ecológica, de forma análoga aos ecossistemas naturais onde estão inseridos.

Agrofloresta também pode ser definida como um sistema de gestão de recursos naturais dinâmico e ecológico através da integração de árvores na paisagem agrícola, interagindo com culturas anuais, gado, animais silvestres e seres humanos. São sistemas de produção que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas.

Jaca, mandioca, banana, abacaxi

Nestes sistemas, pode ser adotada ampla variedade de espécies arbóreas. As árvores provêm produtos, tanto madeireiros, como madeira serrada, lenha, carvão e celulose, como não madeireiros, tais como frutos, castanhas, forragem, látex, fibras, óleos e resinas. Por outro lado, a presença de árvores no sistema produtivo promove serviços ambientais e ecossistêmicos, como proteção do solo, conservação da água, manutenção do microclima, atração de polinizadores e fixação de carbono.

Agrofloresta com banana, acácia, manga, jabuticaba e eucalipto

Por ser um modelo de produção intensivo e diverso, a agrofloresta é tradicionalmente adotada por pequenos agricultores familiares. A diversidade de produtos agrícolas distribuída ao longo do tempo reduz a dependência da renda de uma só cultura, além de incrementar o suprimento alimentar da família.


Saiba mais sobre agrofloresta:
O que são espécies companheiras e antagônicas? Inspirados pela sugestão da Bárbara Abbondati por e-mail, hoje iremos falar um pouco... Continue lendo
Espécies, mão de obra, maquinário e mercado, todos devem ser escolhidos e analisados dentro um planejamento detalhado para resultar no melhor custo-benefício e retorno.
Indispensáveis na agrofloresta, as espécies de serviço tem várias funções, mas uma das principais é a produção de biomassa.
veja também
Em nosso mundo frenético, muitas vezes nos concentramos nas criaturas que se movem e nas plantas que florescem, esquecendo-nos dos...
Neste artigo, discutiremos como e por que o crescimento do número de neorrurais pode indicar um futuro menos centralizado e...
O artigo a seguir discutirá os benefícios e malefícios dos selos e certificações e caminhos alternativos a eles. 1. Os...

drop's regenerativos

fique informado! se inscreva e receba as últimas notícias sobre agrofloresta




    Nós nos preocupamos com seus dados e adoraríamos usar cookies para melhorar sua experiência. Você pode saber mais sobre nossa política de privacidade e cookies aqui.