Através da agrofloresta, a PRETATERRA atende a maiorias dos ODS da ONU

O que são ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)?

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um plano de ação para ser colocado em prática nos próximos 15 anos e composto por 17 metas visando assegurar direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e injustiça, alcançar a igualdade de gênero e agir contra as mudanças climáticas, ou seja, caminhando para um mundo mais sustentável em todos os sentidos. Esse plano ficou conhecido como Agenda 2030 e suas metas, como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada um dos ODS possui um objetivo global e objetivos específicos associados a ela, que você pode explorar aqui.

Como a agricultura virou parte do problema se é tão importante para todos?

Quando falamos da conexão entre homem e meio ambiente, estamos falando de agricultura. A relação entre o alimento e o homem com o avanço de diferentes tecnologias modificou o nosso comportamento, de caçadores e coletores a agricultores, e consequentemente, modificamos a paisagem. A partir da Revolução Verde, com a tecnificação da agricultura em larga escala em monocultura e o afunilamento do cultivo de culturas agrícolas, chegamos ao que hoje pode ser considerado um dos maiores desafios da humanidade: como restaurar nossos solos e nascentes, alimentar uma população crescente com alimentos de alto valor nutricional e diversos?

A solução é agrofloresta!

Os sistemas agroflorestais, pela sua própria lógica, atendem a muitos ODS da ONU. Agrofloresta previne erosão, assoreamento e enchentes (ODS 6), recarrega os lençóis freáticos (ODS 6), restaura solos degradados (ODS 2), contribui para biodiversidade ao criar habitats e corredores ecológicos na paisagem (ODS 15), reduz necessidade de insumos (ODS 12), sequestra e armazena carbono em taxas comparáveis à restauração (ODS 13), com os benefícios de produção de alimentos (ODS 1, 2, 3). Pode ser aplicada em áreas urbanas, por exemplo, áreas marginais e qualquer área disponível (ODS 11). Traz resiliência econômica (ODS 1, 8 e 10) e climática (ODS 13) para os agricultores através da diversidade de culturas produzindo em tempos e momentos diferentes. É compatível com igualdade de gênero e atuação de jovens e mulheres em todas as etapas (ODS 5).

Mandioca, coivara e floresta, Pará, Amazônia. Foto de Valter Ziantoni.

A PRETATERRA também contribui para mais ODS

O PRETATERRA Academy  multiplica o conhecimento de mecanismos produtivos biodiversos, resilientes e replicáveis de uma nova forma de pensar agricultura para todos (ODS 8, 10 e 13).
A PRETATERRA trabalha globalmente com agricultores e comunidades, ONGs, fundações, associações, institutos de pesquisa, compradores de commodities, companhias de exportação, empresas de investimento e fundos financeiros (ODS 17).

Quer saber mais sobre o paradoxo da agricultura?

Assista nossa palestra para o SESC na série “Viralizando Conhecimento”, que gravamos durante a pandemia de COVID, no final de 2020. Lá falamos um pouco mais sobre esse assunto.

Saiba mais sobre agrofloresta:
Espécies, mão de obra, maquinário e mercado, todos devem ser escolhidos e analisados dentro um planejamento detalhado para resultar no melhor custo-benefício e retorno.
Indispensáveis na agrofloresta, as espécies de serviço tem várias funções, mas uma das principais é a produção de biomassa.
Recebemos a pergunta do Carlos, que é de Manaus e gostaria de implantar uma agrofloresta em 32 hectares, numa área que já é uma floresta.
veja também
A Mata Atlântica A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do Brasil devido ao intenso desmatamento que vem...
No primeiro post da série “Diários da comida”, lembramos da nossa viagem de 2019 para os Planaltos Bolivianos. Por quê...
O que nós PRETATERRA chamamos de Exponential Lab é o nosso laboratório e área de Pesquisa & Desenvolvimento de Tecnologias Exponenciais para levar agrofloresta para outros rumos, outras instâncias e para novos horizontes.

drop's regenerativos

fique informado! se inscreva e receba as últimas notícias sobre agrofloresta




    Nós nos preocupamos com seus dados e adoraríamos usar cookies para melhorar sua experiência. Você pode saber mais sobre nossa política de privacidade e cookies aqui.