O que são ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)?
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um plano de ação para ser colocado em prática nos próximos 15 anos e composto por 17 metas visando assegurar direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e injustiça, alcançar a igualdade de gênero e agir contra as mudanças climáticas, ou seja, caminhando para um mundo mais sustentável em todos os sentidos. Esse plano ficou conhecido como Agenda 2030 e suas metas, como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada um dos ODS possui um objetivo global e objetivos específicos associados a ela, que você pode explorar aqui.
Como a agricultura virou parte do problema se é tão importante para todos?
Quando falamos da conexão entre homem e meio ambiente, estamos falando de agricultura. A relação entre o alimento e o homem com o avanço de diferentes tecnologias modificou o nosso comportamento, de caçadores e coletores a agricultores, e consequentemente, modificamos a paisagem. A partir da Revolução Verde, com a tecnificação da agricultura em larga escala em monocultura e o afunilamento do cultivo de culturas agrícolas, chegamos ao que hoje pode ser considerado um dos maiores desafios da humanidade: como restaurar nossos solos e nascentes, alimentar uma população crescente com alimentos de alto valor nutricional e diversos?
A solução é agrofloresta!
Os sistemas agroflorestais, pela sua própria lógica, atendem a muitos ODS da ONU. Agrofloresta previne erosão, assoreamento e enchentes (ODS 6), recarrega os lençóis freáticos (ODS 6), restaura solos degradados (ODS 2), contribui para biodiversidade ao criar habitats e corredores ecológicos na paisagem (ODS 15), reduz necessidade de insumos (ODS 12), sequestra e armazena carbono em taxas comparáveis à restauração (ODS 13), com os benefícios de produção de alimentos (ODS 1, 2, 3). Pode ser aplicada em áreas urbanas, por exemplo, áreas marginais e qualquer área disponível (ODS 11). Traz resiliência econômica (ODS 1, 8 e 10) e climática (ODS 13) para os agricultores através da diversidade de culturas produzindo em tempos e momentos diferentes. É compatível com igualdade de gênero e atuação de jovens e mulheres em todas as etapas (ODS 5).
A PRETATERRA também contribui para mais ODS
O PRETATERRA Academy multiplica o conhecimento de mecanismos produtivos biodiversos, resilientes e replicáveis de uma nova forma de pensar agricultura para todos (ODS 8, 10 e 13).
A PRETATERRA trabalha globalmente com agricultores e comunidades, ONGs, fundações, associações, institutos de pesquisa, compradores de commodities, companhias de exportação, empresas de investimento e fundos financeiros (ODS 17).
Quer saber mais sobre o paradoxo da agricultura?
Assista nossa palestra para o SESC na série “Viralizando Conhecimento”, que gravamos durante a pandemia de COVID, no final de 2020. Lá falamos um pouco mais sobre esse assunto.