Bioeconomia circular: como a agrofloresta pode contribuir para mudar o mundo

A bioeconomia circular é um conceito econômico que une as sinergias da economia circular e da bioeconomia. A economia circular surge como um contraponto ao modelo econômico linear – de extração de matéria-prima, transformação, uso e descarte de resíduos. Sua base possui três princípios: eliminar resíduos e poluição desde o princípio; manter produtos e materiais em uso; e regenerar sistemas naturais.

Já a bioeconomia é um modelo de produção baseado na utilização de matérias-primas naturais renováveis e de origem não fóssil, como as florestas, animais, plantas e até microrganismos, para o desenvolvimento, produção e comercialização de bioprodutos e energia.

Já sabemos que uma agricultura de base florestal é a resposta mais plausível e simples para a maioria dos desafios climáticos e sociais que enfrentamos hoje.

Dentro dessa lógica, a agrofloresta é uma solução transversal e uma ferramenta de transição eficaz para essa transformação, já que é um sistema de produção inspirado na dinâmica dos ecossistemas naturais, nos quais espécies florestais perenes são plantadas junto com cultivos agrícolas e criações de animais.

E como trazer a agroflorestal para dentro da bioeconomia circular? Bem, nesse exato momento, assumimos um de nossos maiores desafios, que é liderar a frente agroflorestal da Aliança.

Foto: PRETATERRA

Acreditamos ser vital harmonizar o conhecimento científico e natural, as florestas e as pessoas, os alimentos, a produção, o trabalho e o bem-estar

Paula Costa

A Aliança da bioeconomia circular é uma coalizão de proporções globais, encabeçada pela família real britânica, na pessoa de Sua Alteza Real, o Príncipe Charles – visando criar as diretrizes que regem a lógica de criação de designs agroflorestais resilientes, duradouros e inspirados em tecnologias ancestrais.

O projeto quer criar uma plataforma que conecte e dê suporte, com base em conhecimento desenvolvido pela PRETATERRA e outras empresas, para interligar investidores, empresas, organizações governamentais e não governamentais e comunidades locais interessadas em construir, juntas, uma bioeconomia circular com foco na restauração da biodiversidade global.

Mas o projeto vai além e se propõe a sensibilizar e inspirar soluções baseadas na natureza para reimaginar as cidades; catalisar investimentos e conectar investidores a empresas, startups e projetos de expansão; e apoiar os governos no desenvolvimento de estratégias com base científica para a transição em direção a uma bioeconomia sustentável.

Sobretudo, vem para demonstrar o potencial da bioeconomia circular por meio de projetos-piloto e módulos de treinamento, acelerando iniciativas de restauração da paisagem.

Foto: PRETATERRA

“O que estamos abordando e testemunhando, hoje, é o próprio nascimento de uma transformação do sistema produtivo atual e o surgimento de um renascer regenerativo da humanidade”

Valter Ziantoni

Por fim, entramos nessa empreitada porque acreditamos ser vital harmonizar o conhecimento científico e natural, as florestas e as pessoas, os alimentos, a produção, o trabalho e o bem-estar.

Nós não conseguimos mais desassociar a agrofloresta de nossas vidas. Já não se trata apenas de uma mudança para uma agricultura mais regenerativa. O que estamos abordando e testemunhando, hoje, é o próprio nascimento de uma transformação do sistema produtivo atual e o surgimento de um renascer regenerativo da humanidade.

Matéria Original: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Opiniao/noticia/2020/10/bioeconomia-circular-como-agrofloresta-pode-contribuir-para-mudar-o-mundo.html

Fonte: Globo Rural

Saiba mais sobre agrofloresta:
O que são espécies companheiras e antagônicas? Inspirados pela sugestão da Bárbara Abbondati por e-mail, hoje iremos falar um pouco... Continue lendo
Espécies, mão de obra, maquinário e mercado, todos devem ser escolhidos e analisados dentro um planejamento detalhado para resultar no melhor custo-benefício e retorno.
Indispensáveis na agrofloresta, as espécies de serviço tem várias funções, mas uma das principais é a produção de biomassa.
veja também
A Mata Atlântica A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do Brasil devido ao intenso desmatamento que vem...
No primeiro post da série “Diários da comida”, lembramos da nossa viagem de 2019 para os Planaltos Bolivianos. Por quê...
O que nós PRETATERRA chamamos de Exponential Lab é o nosso laboratório e área de Pesquisa & Desenvolvimento de Tecnologias Exponenciais para levar agrofloresta para outros rumos, outras instâncias e para novos horizontes.

drop's regenerativos

fique informado! se inscreva e receba as últimas notícias sobre agrofloresta




    Nós nos preocupamos com seus dados e adoraríamos usar cookies para melhorar sua experiência. Você pode saber mais sobre nossa política de privacidade e cookies aqui.