Verde o ano todo!

Estando na cidade ou no campo, saiba quais os cuidados com as plantas no inverno

Durante todo o ano devemos dar o devido cuidado e atenção às plantas, porém nas estações frias e quentes, elas necessitam de cuidados e tratamentos especiais. Com as mudanças ao longo dos meses, as formas de cultivo podem mudar. No inverno, precisamos ficar atentos com alguns fatores como a incidência de luz solar, que durante os dias diminui e também com a maior frequência de chuvas e ventos, que podem mudar o ritmo do crescimento das plantas. As espécies mais sensíveis, como as flores e hortaliças, são as que mais sofrem. Por isso, é necessário ficar atento á cuidados essenciais,  por exemplo, a quantidade de água ao regá-las. Apesar das plantas perderem menos água no clima frio, é importante nunca deixá-las desidratadas. Outro cuidado muito importante é a proteção ao vento, principalmente para as espécies ornamentais que, naturalmente, têm a folhagem e a estrutura mais delicada.

Como prevenir?

Uma das soluções é trazer as plantas para dentro de casa à noite, e também, nos períodos de chuvas e ventos fortes. Onde não é possível transportar os vasos e mudas para um local protegido, outra opção é fazer cercas vivas, onde outras plantas, geralmente trepadeiras, bloqueiam o vento e o frio, criando um microclima na área em questão.

Algumas práticas para o inverno

Devido a temperaturas mais baixas, o excesso de água também pode ser um vilão, pois pode matar as raízes e atrair pragas, fazendo com que as plantas percam nutrientes importantes a longo prazo. Por isso, não é aconselhável regar demais. Outra dica fundamental é em relação a frequência da poda,  para essa estação o recomendado é que seja focada em galhos e folhas que já estiverem prestes a cair pois, como o crescimento é mais lento durante esse período, uma poda realizada erroneamente também pode ser uma entrada para patógenos. Interromper a adubação não é recomendada, porém pode haver a diminuição ou pelo menos a não intensificação desse cuidado, inclusive reaproveitando a terra adubada em outros vasos se não houver resposta da planta.

Luz de inverno

O metabolismo dos vegetais acaba se alterando por diversos fatores no inverno. Com menor incidência de luz e muitas vezes uma quantidade de nutrientes menor, acabam naturalmente reduzindo a fotossíntese e outras atividades bioquímicas da planta. Durante esse período, para plantas de vasos, é ideal mantê-las próximas da claridade das janelas, onde existe uma maior incidência solar, ou até mesmo colocar as plantas próximas de lâmpadas amarelas e incandescentes durante o período diurno. Leia a matéria completa no Site Cada Casa Um Caso.  
Learn more about agroforestry:
Espécies, mão de obra, maquinário e mercado, todos devem ser escolhidos e analisados dentro um planejamento detalhado para resultar no melhor custo-benefício e retorno.
Indispensáveis na agrofloresta, as espécies de serviço tem várias funções, mas uma das principais é a produção de biomassa.
We received a question from Carlos, who is from Manaus and would like to implement an agroforestry on 32 hectares, in an area that is already a forest.
read next
How will agroforestry systems change the world? In this talk at the Fru.to seminar: Food Dialogues, we tell you why we started...
Agribusiness is always praised as the great engine of the Brazilian trade balance. Its environmental impacts, however, motivate entrepreneurs to...
We were invited to participate in this amazing podcast “Investing in regenerative agriculture and food”, where the world's main references in...

regenerative drops

stay informed! sign up and receive the Latest news about agroforestry




    We care about your data and would love to use cookies to improve your experience. You can learn more about our privacy and cookies policy here.